segunda-feira, 19 de março de 2012

Linhaça

Imprimir postagem
Para muitos, segunda feira é dia de começar uma dieta e resolvi a partir de hoje utilizar as postagens das segundas para falar a respeito de alimentos/alimentação saudável. Às vezes, pequenas mudanças em nosso cardápio faz uma diferença ENORME para a nossa saúde.

E a dica para hoje é: LINHAÇA

Foto de Alfredo Franco e texto retirado daqui!

Indispensável no menu de quem se preocupa com a boa forma e, claro, com a saúde, esse alimento é riquíssimo em substâncias funcionais e ainda ajuda na hora de perder aquelas gordurinhas indesejadas. Como tem o poder de diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol) e a manter a saúde do coração em dia.
Se engana quem pensa que os benefícios proporcionados pela linhaça acabam por aí. Esse alimento também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Como consumi-la:

  • As sementes devem ser trituradas pois, não conseguimos digerir a sua casca. Triture pequenas quantidades e o que não for utilizado, acondicione em um pote com tampa e guarde na geladeira;
  • A linhaça triturada pode ser misturada a iogurte, sucos ou vitaminas;
  • Pode ser polvilhada sobre frutas ou saladas;
  • Pode misturá-a a farinha de mandioca na hora das refeições;
  • Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente;
  • De 1 a 2 colheres de sopa de linhaça por dia já é o suficiente pois, se consumida em excesso, a linhaça pode interferir no processo de absorção de alguns nutrientes.


Obs.: Nunca esqueça de beber a quantidade de água recomendada para que a linhaça possa ajudar no bom funcionamento intestinal.

Minha opinião: É um alimento que podemos incluir facilmente em nossas refeições e que particularmente não altera em nada o sabor dos alimentos. Costumo consumi-la sempre pela manhã (no café da manhã) - 1 colher de sopa apenas - batida com uma bebida a base de soja ou com uma vitamina de frutas. Uma atitude simples que faz muita diferença para a minha saúde!

Ótima segunda pra vocês!!!
Espero que gostem da dica! 


2 comentários:

  1. Eu adorei a dica... Faço uso da linhaça, mas muitas vezes me esqueço de utilizá-la por pura distração, ainda não se tornou um hábito, mas eu chego lá...beijão

    ResponderExcluir
  2. OLÁ QUERIDA!
    POST NOTA 10, AMEI!
    AQUI EM CASA NÃO FICAMOS SEM LINHAÇA ELA FAZ PARTE DA NOSSA VIDA.

    TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
    BJS ♥

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...