terça-feira, 5 de junho de 2012

Passo a passo de como preparar a goma pra fazer tapioca

Imprimir postagem
Oi gente! Faz um bom tempo que não apareço por aqui pra postar, mas sempre que tenho um tempinho dou uma olhadinha rápida nas novidades das cozinhas amigas, mesmo que não comente (por pura falta de tempo), mas estou acompanhando tudo!
Às 01:04 da madrugada, resolvi deixar uma dica para as pessoas que tem um pouco de dificuldade em preparar tapioca em casa pelo motivo da massa ficar muito seca...

Esse processo aprendi com minha mãe. Ela adoooora tapioca e sempre compra a massa na feira para fazer em casa. E o processo é bem simples, só um pouco demorado. Portanto, faça com antecedência!

1º Despeje a goma para tapioca em um recipiente.


2º Acrescente água até cobrir toda a goma.



Depois de colocar a água, vai ficar parecendo que você perdeu a goma (vai ficar parecendo leite). Mas é assim mesmo...


3º Com o tempo vai ocorrer um processo de decantação e a goma vai para o fundo do recipiente. (Deixo descansando por umas 2 horas, mas vai depender da quantidade de goma e de água que você utilizar).




4º Depois desse tempo escorra a água e sobre toda a superfície da goma espalhe farinha de mandioca. (Servirá para absorver o excesso de água da goma).



5º Deixe a farinha absorver a água por uns 30 minutos apenas, pois a massa precisa de um pouco de umidade para que a tapioca depois de preparada não fique muito seca. Depois desse tempo, raspe a farinha com o auxílio de uma colher.



6º Depois de retirar toda a farinha, quebre a massa em pedaços e passe pela peneira.





7º Guarde em um saco plástico (daqueles que colocamos frutas e verduras na feira) ou em um recipiente com tampa. Conserve em geladeira por mais ou menos 30 dias.



Obs.: Quando for utilizar, retire a quantidade que você vai precisar, acrescente uma pitada de sal e caso perceba no preparo da 1º tapioca que a mesma ainda ficou ressecada, pulverize um pouco de água sobre a massa que ainda será utilizada, misture com uma colher e continue o preparo.

Já fiz um post sobre tapioca e ele está Aqui!

Espero que gostem da dica!
Até mais!

60 comentários:

  1. VANUSA QUERIDA,
    ESSA É UMA RECEITA QUE SEMPRE TIVE VONTADE DE APRENDER, APESAR DO TRABALHO VALE A PENA.
    OBRIGADA POR NOS ENSINAR!

    BEIJINHOS ♥

    ResponderExcluir
  2. Que dica excelente Van, eu sempre tive um pouco de dificuldade pra fazer tapioca e casa, e adorei esse passo a passo, pode dar trabalho,mas o resultado final fica valendo muito a pena.Obrigada por compartilhar. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Adoreeii*-*

      Excluir
    2. É diferente da que vem direta da casa da farinha.

      Excluir
  3. Querida Vanusa,
    Eu adoto Tapioca!!! Eu vou levar essa receita comigo porque ela é bem diferente da receita que eu faço e deve ficar +++ GOSTOSA!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  4. Van, que coincidência, hoje mesmo comprei a goma de tapioca para tentar fazer e agora achei esse passo a passo aqui...fiquei tão animada \o/...
    Obrigada querida!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente maravilhoso.. quando tinha tapioquinha em casa, ela era feita com a goma pronta.. nunca tinha visto sendo feito. Adorei o post, vou guardar e com certeza farei para matar a saudade da minha cidade.. =) adorei isso aqui...

    ResponderExcluir
  6. OI VAN TD BEM?? EU AMO TAPIOCA COMPRO A MASSA P FAZER EM CASA , ADOREI SUAS DICAS VOU SEGUI-LAS , FICA COM DEUS !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Também gostei bastante. Mas não entendi um detalhe: antes de usar a goma deve ficar na geladeira por 30 dias ou ela se conserva até 30 dias? Obrigada. ana.

    ResponderExcluir
  8. 30 dias é o tempo máximo que ela se conserva.

    ResponderExcluir
  9. Oi Van moro no Sul e aqui não encontro a goma para tapioca, seria o mesmo polvilho que temos aqui que é utilizado, caso positico temos dois tipos o doce e o azedo qual dos dois. Ou é algum outro tipo de matéria prima que realmente não temos por aqui?

    ResponderExcluir
  10. Essa goma é o mesmo que o polvilho doce. Mas caso você use daqueles pacotinhos vendidos em supermercado, aconselho a usá-lo da forma que vc compra. Pois esse processo é feito para dar um pouco de umidade e retirar alguma impureza da goma. Se vc achar que a tapioca ficou muito seca, pulverize um pouco de água no polvilho. Dê uma olhada no post que fiz falando sobre tapioca que tem falando algo mais...
    Bju

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica da farinha de mandioca para absorver o restante da agua.

    ResponderExcluir
  12. fiz o processo mas a massa ficou molhad ainda...não sei se dá pra aproveitar ..

    ResponderExcluir
  13. Coloque outra camada de farinha e aguarde mais uns 30 minutos. Esse processo só dá certo para a goma que é vendida sem passar por processo de refinamento comprada em feiras ou em supermercados. Se você usou aqueles pacotinhos de polvilho doce vendidos em supermercado não dará muito certo porque ele é muito refinado, aí vc só deveria pulverizar um pouco de água sobre o polvilho que vc iria utizilar e musturar com uma colher... esse processo serve para retirar impurezas e dar um pouco mais de umidade a goma... Depois vc me diz se deu certo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Van amei o passo a passo!muito bom o resultado,obrigado...

    ResponderExcluir
  15. Olá! Comprei uma goma pronta e depois de uns dias guardada ficou com cheiro de azedo. Ela se estragou? Se não, como tiro esse cheiro? Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A goma deve ser conservada em geladeira em um recipiente com tampa ou em um saco plástico utilizados para armazenar alimentos. Se não foi conservada em geladeira, é bem provável que tenha azedado (fermentado)... Mas existe o que chamamos de polvilho azedo que seria a mesma goma que passou por um processo de fermentação e fica com um cheirinho de azedo mesmo... faça esse processo descrito no passo a passo e depois que peneirar, veja se o odor melhorou um pouco mais e prove um pouco da goma para perceber o sabor...se possível, me dê notícias se você conseguiu aproveitar a goma!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Não consegui é muito podre isso nao tem certo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a sua colocação. Que tipo de goma vc usou? Esse processo so dá certo com a goma mesmo... se vc usou aqueles pacotes de polvilho doce industrializados não dá certo mesmo! No post falei a respeito disso. Antes de preparar alguma coisa, devemos prestar atenção em tudo que é dito, inclusive nos comentários...

      Excluir
  17. Nossa!! Muito obrigada pelo post. Minha tapioca nunca saiu boa, agora sei o porquê....

    ResponderExcluir
  18. Vou experimentar! Nunca fiz,mas estou buscando uma receita legal, vou experimentar. Depois retorno para contar o resultado!

    ResponderExcluir
  19. Olá amei o seu blog, ele é muito legal. ADOREI ESSA RECEITA DE TAPIOCA. Me tornei sua seguidora.

    Abraços,

    Atelie Erika Brandão
    http://www.erikabrandao.com/

    ResponderExcluir
  20. Adorei a maneira de fazer obrigada querida amei esse site vou visita-lo sempre agora licencinha vou preparar minha tapioca to com agua na boca bjs minha linda!!!

    ResponderExcluir
  21. Obrigado pela dica, pelo jeito eu sou mesmo um principiante no assunto. hehe

    Consegui e agora vou ter tapioca toda manhã de domingo!

    ResponderExcluir
  22. Oi Van...Comprei goma pra tapioca aqui em Floripa SC,não achei aquela de supermercado como eu comprava em SP,só colocava na frigideira e pronto,mas essa não consegui,torrou e continuou uma farinha...será q é essa que precisa passar por esse processo??

    ResponderExcluir
  23. Achei esse seu site por acaso, moro no interior de PE, e aqui eu compro tapioca na feira, chego em casa e só faço peneirar, ela fica bem ligadinha, uma delícia. A propósito, a minha dúvida é: Quantas horas a goma umedecida dura fora da geladeira? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela estiver de molho na água, dura um pouco mais... vá trocando a água de tempos em tempos, mas se já estiver fora da água, a tendência é ficar azeda... conserve sempre refrigerada.

      Excluir
  24. Procurei no google pra ter certeza que me lembrava bem as proporções. To na Itália e não dava pra ligar pro Brasil agora... Seu blog é uma graça e suas explicações são claras e simples! Obrigada, coincidiu com o que lembrava! Um abraço,
    Cristina

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu tava com vontade de achar o preparo da tapioca pois visitei o Acre no ano passado e comprei lá a farinha de tapioca, mas não sabia como usar. (Parece sagu, mas são bolinhas maiores e mais irregulares)
    Na hora que coloquei a água ela não dissolveu por completo, mesmo depois de 12 horas ainda dá pra ver as bolinhas.
    Coloquei o pano de prato por mais de 30 minutos para absorver o excesso de água, mas ainda assim fica parecendo que tenho uma "massa" fofinha. Não ficou durinha, de maneira que não daria pra ralar.
    Será que comprei um tipo diferente de farinha, ou isso aconteceu pois ela estava muito velha?
    Você tem alguma dica de como uso essa farinha que descrevi?

    Muito obrigada! Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição, essa massa é usada para o preparo de bolos, pudins e mingau... procure pela internet que vc encontrará uma receita que lhe agrade... E obrigada pela sua visita!

      Excluir
    2. Ah entendi!
      Muito obrigada, Van.
      Vou procurar sim, e vou passar por aqui mais vezes.

      Beijo.

      Excluir
    3. rsrs.. como vc mesmo disse a que vc comprou é a "farinha" de tapioca que são "bolinhas" e são utilizadas dessa forma em receitas de doces. A receita que ela passou é para umedecer a "Goma"... que é um pó e costuma ficar seco com o tempo, dificultando o processo de fazer a Tapioca.

      Excluir
  26. Dá certo usar aquela Tapioca Yoki?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natália pela sua visita! Aquele pacotinho que tem escrito tapioca da yoki é utilizado no preparo de bolos, pudins e mingau. Você poderá utilizar o polvilho doce, aí não precisará fazer todo esse processo pq ele é muito refinado. Vc só precisa colocar uma pitadinha de sal, pulverizar um pouquinho de água para dar uma umidade e utilizar!

      Excluir
  27. Olá, eu fiz o processo mas acredito que coloquei muita água então virou aquela massa liquida/solida. Devo deixar descansar até que o polvilho desça e fique apenas úmido ou já não valerá a pena e terei de fazer o processo novamente?

    ResponderExcluir
  28. oi amiga,vou tentar fazer kk pois ja joguei duas vezes a goma fora kk.

    ResponderExcluir
  29. ei van adorei sua receita obrigada por compartilhar esse passo a passo...........bjssssssssss.............

    ResponderExcluir
  30. adorei vou tentar fazer.........

    ResponderExcluir
  31. Olá! Não conhecia a tapioca, a pouco tempo estive em Alagoas e Recife, experimentei e adorei, vou tentar fazer através da sua receita, se der certo com certeza vou fazer frequentemente. Abraços!

    ResponderExcluir
  32. adorei! sempre tive dificuldade para preparar a massa...obrigada por compartilhar...

    ResponderExcluir
  33. Olá Van, parabéns pelo blog! Vim agradecer as sua receita de como preparar tapioca que sempre tive vontade de aprender a fazer. Copiei todas as dicas e gostaria que você visitasse o meu blog, onde guardo todos os segredos da cozinha mineira e agora, da cozinha pernanbucana. Vamos fazer hoje e depois te escrevo comentando. Prazer em conhecer o seu cantinho! Bj, Márcia

    ResponderExcluir
  34. nossa precisava descobrir como fazer e ao pesquisa no google descobri esse site muito boa a dica valeu vanu bjssss <3

    ResponderExcluir
  35. adorei essa dica da tapioca? pois tenho em casa e não sabia como usá-la, vou tentar agora! obrigado.

    ResponderExcluir
  36. Adoro tapioca, sou nordestino e adoro tudo da minha terra.A minha esposa nunca fez tapioca por não saber como preparar. Então, como sou um curioso da cozinha e adoro pesquisar na internete adorei a sua receita e eu mesmo vou preparar e, tenho certeza que vai ficar uma delicia. Tapioca por aqui é muito caro o preço dela pronta. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Olá amiga,
    obrigado pela dica, muito interessante. Sou alemão, morro em São Paulo, adoro tapioca, só tem um porem - onde eu morro não achei goma de mandioca. Assim gostaria de saber, se pode aplicar o mesmo procedimento em uma masa de polvilho doce misturado com polvilho azedo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderá utilizar o polvilho doce, mas não precisará fazer esse processo... Acrescente ao polvilho doce uma pitada de sal, pulverize um pouco de água para dar um pouco de umidade, misture bem e passe esse polvilho pela peneira. Com polvilho azedo nunca fiz....

      Excluir
  38. Oi Van, sabe onde encontro esse polvilho aqui em sp, pois só encontro o pcte de polvilho doce da yoki, e gostaria de fazer com esse outro que coloco ele de molho, obrigado bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vc pela visita... Acredito que em casas que vendem produtos do norte ou no mercado municipal... Não sei dizer... Vc fazendo com o polvilho doce, só precisa pulverizar um pouquinho de água. Cuidado com a quantidade de água pois, se colocar muita água, vira uma pasta.

      Excluir
  39. Fiz a hidratação com essa dica e ficou perfeito agora é só ir ao fogo colocar o recheio e se deliciar, minha dieta agradece.

    ResponderExcluir
  40. eu uso o polvilho azedo e somente umideço o polvilho e penero direto na frigideira mas gostei desse passo a passo vai otimizar o trabalho pois comercializo as tapiocas

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo post!
    Eu já fazia desta forma e ainda aprendi a secar a tapioca com a farinha de mandioca. Eu usava guardanapos.
    Ah, e depois de decantada, eu passo pelo liquidificador para ficar mais fácil para peneirar.
    O que queria saber mesmo era o tempo de duração no frigorífico (geladeira). Obrigado pela dica e mais uma vez parabéns pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  42. Adorei! Fiz e ficou ótima!

    ResponderExcluir
  43. Adorei! Fiz ficou ótima!

    ResponderExcluir
  44. é possível fazer cuscuz doce com a goma preparada dessa forma que vc ensina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sua visita! Quanto a sua pergunta, com essa goma não dá para fazer cuscuz. A goma que utilizamos para o cuscuz, é flocada. Vc encontra no supermercado. Ela é feito o sagu, um monte de bolinhas.

      Excluir
  45. Oi voce merece ★★★★★ rs pela sua receita , sempre tentei fazer tapioca mas nunca deu certo , ontem foi a primeira vez .... fiz conforme sua receita , so nao usei a farinha , sequei a goma com um pano de prato limpo , e deu super certo ... obrigada pela receita e estou muito satisfeita de comer tapioca do jeito que eu gosto fofinha rs .

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...