quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Salgadinho de queijo

Imprimir postagem



Não sei nos outros estados, mas aqui em Pernambuco, esse salgadinho está presente em todas as festinhas de aniversário. É coisa que não pode faltar! Mesmo quando a comemoração é só com um bolinho e refrigerante, ele sempre aparece para complementar! É muito bom também como aperitivo!
 A receita é simples, e bem rápida de fazer!!!
Ingredientes:
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
  • 1/3 de xícara (chá) de queijo ralado (o de pacotinho);
  • 6 colheres (sopa) de margarina;
  • Sal (se necessário);
  • Gema para pincelar
Preparo:

Em uma vasilha, misture a farinha de trigo e o queijo ralado. Em seguida, acrescente a margarina e misture até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. A massa ficará bem úmida por conta da margarina. Enrole em um filme plástico e deixe descansar por uns 40 minutos na geladeira.
Faça bolinhas ou rolinhos com as pontas afinadas, coloque em uma fôrma untada com margarina, amasse-os levemente com um garfo e pincele-os com gema. Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 25 minutos ou até dourar.

OBS.: Prove um pedacinho da massa para perceber se a quantidade de sal está boa. Dependendo do queijo ralado, não será necessário usar o sal.
Dependendo também da qualidade do queijo, você pode acrescentar  um pouco mais de queijo. Tenha cuidado porque o excesso de queijo ralado faz com que o salgadinho fique amargando. Prove a massa antes de acrescentar algo mais.

Muita gente que conheço prepara esse salgadinho sem deixar a massa descansar na geladeira. Também fazia assim, mas teve uma vez que surgiu um imprevisto e tive que adiar o preparo dos mesmos e então guardei a massa na geladeira. Quando tive tempo de prepará-los achei que os mesmos ficaram mais saborosos e desde então, sempre deixo a massa descansar um pouquinho. Mas das duas formas fica bom!

25 comentários:

  1. Hummm,que delícia!!!
    Super fácil e um ótimo aperitivo!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  2. Oi Van, está com um ótimo aspecto. Gosto muito de salgadinho de queijo, mas no meu sempre sinto que falta algo para dar aquele sabor especial. Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. nossa eu sou de recife,e moro a 5 anos em brasilia e desde quando me mudei so comia esse salgadinho quando ia de ferias a recife agora com a receita vou tentar fazer eu nao lembrava mais e nao lembrava o nome,ja fiz uma vez mais nao ficou muito bom tipo nao ficou soltinho espero que fique bom dessa vez.ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use manteiga ou margarina e o queijo de boa qualidade que você com certeza vai conseguir preparar um bom salgadinho. Mesmo sabendo da receita, já preparei alguns que não ficaram muito bons...
      Quando você fizer, me conte o resultado ok!

      Obrigada pela sua visita!
      Bju

      Excluir
  4. vc ñ usa a clara, quando eu faço eu coloco junta da massa as clara.

    ResponderExcluir
  5. Só uso a gema para pincelar os salgadinhos. Não uso ovo no preparo da massa...

    ResponderExcluir
  6. oi van eu adoro salgadinho de queijo,mais eu nunca coseguia fazer.beijos

    ResponderExcluir
  7. esse salgadinho de queijo é uma deliciaaa!!! amei...

    ResponderExcluir
  8. que saudade de recife faz 13 anos que estou naque em bh mg vou fazer os salgadinhos e matar um pouco da culinaria nordestina ,que e tudo de boooommmm!!!!

    ResponderExcluir
  9. Des que sai de pernambuco nunca mas comi estes salgadinhos pq aqui em são paulo eles não faz nas festas agora em abril meu bebê vai fazer 1 aninho e vou fazer na festinha dele graças a sua receita
    van com estes ingredientes faz quantas porções???

    ResponderExcluir
  10. Dependendo do tamanho, rende de 35 a 50 unidades...

    ResponderExcluir
  11. Ai, como esse salgadinho me lembra a infância...

    ResponderExcluir
  12. Gente, sou de Pernambuco e moro em Brasilia, aqui NÃO TEM salgadinho de queijo, já estive em outros estados também e a mesma coisa, NÃO EXISTE salgadinho de queijo :( é incrivel!!!!
    Estive em Recife nas férias, e uma das primeiras coisas que fiz foi passar na padaria e comprar 1Kg... kkkkk. Agora vim procurar a receita para eu fazer em casa e não esperar as proximas férias... lancei logo na net: SALGADINHO DE QUEIJO DE PERNAMBUCO :))

    ResponderExcluir
  13. em relação a colher de margarina,é rasa ou cheia?

    ResponderExcluir
  14. Mmmm...Acabei de fazer e ficaram muito gostosos! Obrigado por compartilhar essa receita querida Van! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você estudou no Monsenhor Francisco Sales?

      Excluir
  15. Oláá, Van! Eu amo esses salgadinhos, e eu vou fazer amanhã, por isso tava dando uma olhada aqui!!! Na minha terra, isso se chama Catupiry, não salgadinho de queijo, mas tava pesquisando e descobri que Catupiry é um queijo!

    ResponderExcluir
  16. Van, somos vizinhas de terra!!! Moro na Paraíba, na cidade de Campina Grande, onde acontece o maior São João do mundo, e, como se não bastasse, faço aniversário no mesmo dia de minha cidade, 11 de outubro!

    ResponderExcluir
  17. olá, pessoal gostaria que alguem me ajudasse pois tbem gosto de salgadinho de queijo, mais deve ter alguma coisa pq qdo faço ele fica duro. Por que será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponha mais um pouco de margarina ou oleo, ate ele ficar numa textura mais maleavel. ;)

      Excluir
  18. Me lembrou da época em que minha querida mãe sempre me ensinava a preparar uma boa receita e esse salgado era muito especial para mim.

    ResponderExcluir
  19. Bom de mais,minha filha gosta muito deste salgado.

    ResponderExcluir
  20. Fiz os salgadinhos e ficaram perfeitos, eu amei, realmente derretem na boca, nota 10. Parabéns :*

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...