domingo, 2 de junho de 2013

Delícia de abacaxi

Imprimir postagem
Sobremesa deliciosa que dispensa comentários!



Ingredientes para o doce de abacaxi:
  • 1 abacaxi grande picado;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de água.
Ingredientes para o creme:
  • 3 gemas sem a película;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 latas (use a lata de leite condensado para medir) de leite de vaca - usei leite uht integral;
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho.
Ingredientes para a cobertura:
  • 3 claras;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1 caixinha de creme de leite ou 1 lata de creme de leite sem soro.
Preparo:

Doce de abacaxi: Descasque e pique o abacaxi. Em uma panela junte o abacaxi picado, o açúcar e a água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até o abacaxi ficar macio, levemente dourado e com pouca calda. Deixe esfriar.

Creme: Retire a película das gemas. Dissolva o amido de milho em 1/2 xícara de leite e depois junte ao restante do leite. Em uma panela junte as gemas, o leite condensado e o leite. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar e cozinhar o amido (leva uns 5 minutos depois que engrossar e ferver). Retire do fogo, cubra com um filme plástico para não formar película e deixe esfriar.

Cobertura: Com o auxílio da batedeira, bata as claras em ponto de neve. Depois que as claras estiverem firmes, acrescente o açúcar. Bata mais um pouco. Com o auxílio de uma colher de pau ou um batedor, incorpore o creme de leite.

Montagem: Tem duas formas para você montar essa sobremesa (pode ser montado em um refratário ou em taças individuais).

A primeira forma é:  Faça uma camada com o creme. Depois faça uma camada com o doce de abacaxi e por último, faça uma camada com a cobertura de claras e creme de leite. Leve ao freezer por umas 2 horas no mínimo e retire uns 10 minutos antes de servir.

A segunda forma e a que eu prefiro é: Misture ao creme o doce de abacaxi, depois com o auxílio de uma colher de pau, incorpore a cobertura de claras e creme de leite ao creme. Coloque em um refratário ou em taças individuais, leve ao freezer por no mínimo 2 horas.

Obs.: Para enfeitar, reserve um pouco do doce de abacaxi.

Espero que gostem da dica e tenham uma ótima semana!

2 comentários:

  1. Que delícia , amo abacaxi !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Van:
    obrigada pelo comentário em meu blog sobre o bolo de noiva. Eu não o conhecia e fiquei encantada com o resultado! O nosso Brasil é tão grande e rico em sua gastronomia - e eu adoro conhecer pratos típicos! Esse bolo ficou no quesito "para se fazer sempre", hehe..
    Essa sua sobremesa eu a conheço com pão-de-ló, como uma torta. Mas o que mais me chamou a atenção foi que no final você deu a dica da montagem misturando tudo - e isso eu nunca vi nem fiz! Vou ter de testar, rsrs..
    Parabéns pelo seu blog: já virei sua seguidora!

    Bjinhus,
    Sandra Bylaardt

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...