É um prato feito à base de flocos de milho e muito comum na mesa de todos os pernambucanos. Para comer cuscuz, não tem hora! Por aqui, o cuscuz é consumido no café da manhã, almoço (acompanhando o feijão, substituindo a farinha) ou jantar e, pode ter diversos acompanhamentos, como por exemplo, manteiga, leite, queijo, ovos ou carne ( que pode ser de frango, de boi, de bode, de porco... peixe, etc). É um alimento que agrada a todos os paladares e tem um preço muito bom! O pacote de flocos de milho (500g), custa um pouco mais que R$ 1,00.
Em outros estados o cuscuz é preparado com flocos de arroz ou com tapioca (é uma massa feita a partir da mandioca), pode ser doce ou mais elaborado - como o cuscuz paulista (que é preparado com verduras, legumes, ovos, camarão, sardinha... que também é muito bom!).
A receita do nosso cuscuz é bem simples, veja só:
- 2 xícaras de chá de flocos de milho ( se for do tipo flocão, o cuscuz fica ainda mais fofinho!),
- 1 xícara de chá de água;
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de sopa de farinha de mandioca (opcional - segundo a minha mãe, ajuda a dar a liga e não deixa o cuscuz esfarelar muito na hora de servir).
Obs.: O pacote de flocos de milho também pode ser vendido como farinha de milho flocada.
Preparo:
Em uma vasilha, junte os ingredientes secos, misture-os com a mão acrescentando aos poucos a água até formar uma farofa úmida. Deixe descansar por uns 3 minutos para a farofa absorver a água e ficar mais fofinha - você vai logo perceber quando for colocar essa massa na cuscuzeira.
A cuscuzeira é uma panela própria para preparar nosso cuscuz - que é cozido no vapor, veja a foto!
A cuscuzeira tem uma grelha que separa o lugar que colocamos a água da massa de milho.
No fundo da cuscuzeira, colocamos um pouco de água (enchemos mais ou menos a metade da região que é reservada para água, pois, se colocarmos muita água, o cuscuz ficará molhado e, não é bom!). Em seguida, colocamos a grelha e colocamos a massa do cuscuz. Ajeitamos a superfície da massa sem apertá-la e levamos ao fogo por cerca de 10 minutos. Você vai perceber que a massa já está cozida porque vai sentir o cheirinho de milho no ar... Desligue o fogo, espere uns 3 minutinhos e é só servir!
Quanto ao acompanhamento... gosto muito com ovo mexido, carne de charque (jabá) frita, queijo coalho frito, carne de boi ou galinha ao molho... é muito bom!!!
Depois comentem e digam com o que gostam de comer o cuscuz... Bom apetite!
Maravilha! Eu antes, jamais havia conseguido fazer um cuscuz de milho que tivesse um sabor plausível.
ResponderExcluirCom sua instrução, ficou uma delícia!
Muito agradecido,
Isaías França.
ifranca@oi.com.br
Que bom que você conseguiu acertar! Apesar de ter uma preparação bem simples, muita gente não consegue fazer um cuscuz gostoso...
ExcluirPois é eu mesmo nunca acerto fazer um cuscuz
ExcluirVan, amei a dica da farinha de mandioca para dar liga.Fica muito bom.Vou fazer agora com flocão de Arroz. Vai ficar bom tbém,espéro!Bjs.Continue nos enviando receitas do meu saudoso Pernambuco.
ResponderExcluir`Bom esse cuzcus eu adoro mais tambem fica muito bom com coco ralado.....
ResponderExcluirAcompanhamento manteiga ou leite...
cuscuz e muito bom com camarão torrado e mesmo um a delicia
ResponderExcluirgostaria de saber quanto tempo deixa o cuscuz cozinhando, o do tipo flocão?
ResponderExcluirParabéns...
ResponderExcluirEu misturo a massa duas colheres de sopa de açúcar junto com o sal e duas colheres de sopa da goma de fazer tapioca. Fica delicioso vale a pena experimentar
ResponderExcluirE muito bom também por um pouquinho de Coco ralado fica ainda mais gostoso ou até o leito do Coco experimente vcs vai adorar
ResponderExcluire otima a receita de cuscuz deixa um cuscuz bem saboriso gostei muito
ResponderExcluirCuscuz com coco e leite é uma delícia
ResponderExcluirEu amooooh muuuito rsrs
Obrigado pelas dicas
Vou experimentar com carne seca (jabá) deve ser delicioso. Bjuus
Fica uma deliçia com jabá
ExcluirEu amo cuscuz, a meneira que mais gosto de come-lo é com caldo de galinha caipira 😋
ResponderExcluirAprendi a comer com minha esposa que é de Juazeiro-Bahia, com isso, substituí o arroz por farinha de milho e o pão por cuzucuz, adoramos cuscuz com bacon, calabresa, ovo e manteiga...e com essa troca emagreci mais de 35kg...hoje com menos de 120kg a minha meta é ficar com menos de 98kg.
ResponderExcluir