terça-feira, 28 de junho de 2011

Canjica... Especial de festas juninas

Imprimir postagem
Depois de curtir a folga do São João, voltei! E ainda em clima de festas juninas postarei uma receita que utiliza o milho em seu preparo... Receita muito boa!



Ingredientes:
  • 8 a 10 espigas de milho;
  • Água;
  • 1 litro de leite de coco (o natural de preferência);
  • 2 a 3 xícaras de açúcar (vai depender do seu gosto);
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 pitada se sal;
  • Canela em pó para polvilhar.
Preparo:
Descasque e limpe as espigas de milho. Com o auxílio de uma faca corte os grãos de milho (cuidado para não cortar retirando parte do sabugo pois, segundo muitas pessoas que conheço e que fazem uma canjica muito boa, ela fica com gosto de sabão). Bata no liquidificador os grãos de milho com um pouco de água ( o suficiente para conseguir fazer um suco não muito ralo). Passe esse milho batido por uma peneira espremendo bem e, se você perceber que ficou muita polpa do milho no bagaço, torne a bater com mais um pouco de água. Em uma panela de fundo grosso leve o caldo que você retirou do milho ao fogo, mexendo sempre com o auxílio de uma colher de pau (leve ao fogo baixo e não pare de mexer, pois quando começa a engrossar, corre o risco de empelotar). Quando engrossar, vá acrescentando aos poucos o leite de coco ( regule a quantidade de leite de coco de acordo com a consistência que você preferir), acrescente o açúcar também a seu gosto e a pitada de sal. Continue mexendo... o processo de cozimento, principalmente quando é em grande quantidade é demorado. Você perceberá que a canjica  já está no ponto quando ela começar a exalar o cheiro de milho, apresentar também uma coloração amarelo brilhante (no início do cozimento será um amarelo leitoso) e quando a superfície da canjica  começar a enrugar. Acrescente a manteiga e já está pronta!

Obs.:  Cuidado com a quantidade de água para bater o milho pois, caso você utilize muita água, vai ter que diminuir a quantidade de leite de coco para que a canjica não fique muito mole.

Deixe para polvilhar canela na hora de servir pois, têm pessoas que não gostam e também quando você guarda a canjica na geladeira, a canela tem uma tendência a ficar molhada e deixa o prato com uma aparência feia. 

3 comentários:

  1. Deliciosa essa receita, gostei muito, a cor ficou fantástica. Bjokas

    ResponderExcluir
  2. OLÁ VANUSA!
    HOJE TBM EU FIZ CANJICA, A SUA RECEITA TÁ BOA D++++!

    BEIJOS....

    ResponderExcluir
  3. Recifense como eu! Procurava uma receita daqui! Delícia e obrigada!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...