sexta-feira, 29 de julho de 2011

Pão francês

Imprimir postagem
Sabe aqueles dias que você não tem a mínima vontade de sair de casa para comprar pão?! Pois bem, estava assim na quarta passada e para completar, estava chovendo muito por aqui... 
Apesar da pouca vontade de sair, estava disposta a passar um bom tempo na cozinha, aí preparei o bolo do post anterior e aproveitando o forno quentinho preparei também estes pães que ficaram ótimos!
A receita peguei do blog Pitada Gulosa - é um blog novinho mas com receitas maravilhosas e a Ana capricha nas fotos. Tudo muito lindo por lá! Vale a pena conferir!!! E a Ana pegou a receita no blog La Cucinetta - dei uma passadinha por lá por intermédio do blog da Ana e também gostei muito! 


Vamos aos ingredientes...
  • 375 g de farinha de trigo;
  • 215 ml de água morna;
  • 10 g de fermento biológico fresco ou 3 g do fermento biológico seco;
  • 6 g de sal;
  • 8 g de açúcar;
  • 6 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente.

Preparo:

Dissolva o fermento na água morna juntamente com o açúcar e reserve por 10 minutos ou até formar bolhas na superfície. Misture a farinha e o sal em um recipiente, faça um buraco e acrescente a mistura de fermento e a manteiga. Sove a massa até que a mesma fique lisa (sovei por uns 15 minutos). Pode ser feita na batedeira também.
Deixe fermentar por 2 horas (a massa deve dobrar de volume). Depois polvilhe a bancada de farinha,  forme uma bola com a massa e corte em pequenas porções (eu cortei em 5). Espere 5 minutos, abra a massa com as mãos formando um retângulo. Enrole como se estivesse fazendo um rocambole e no final, role-o na bancada como se estivesse moldando um rolinho de massa de modelar (para que não fique buracos no interior da massa depois de assado). Coloque no tabuleiro untado com manteiga e polvilhado de farinha e deixe fermentar até dobrar de volume (30 minutos). Faça um corte ao comprido no pão e pincele com água.
Leve ao forno pré-aquecido a 220 ºC até o pão ficar bem douradinho (cerca de 30 minutos). Coloque um tabuleiro com água quente na base do forno para que o pão fique com uma casquinha crocante.

4 comentários:

  1. Van adorei essa receita, ficou perfeitinho o pão como se tivesse saido da padaria, vou levar a receita, gostei muito. Ficaram lindos seus pães...bjinhos bom final de semana
    Tá tendo sorteio da Mococano meu blog viu?

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Fico contente que tenhas feito a receita :) E agradeço os comentários ao meu cantinho.
    Esta receita que tirei do blogue la cucinetta é realmente muito boa, tenho da repetir!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. também adorei essa receita. Ainda não experimentei. Tenho um pouco de medo. Mais vou arriscar
    bjos

    ResponderExcluir
  4. VAN QUERIDA,
    PARABÉNS FICARAM PERFEITOS, AMEI A RECEITA!
    JÁ ESTOU DE VOLTA AO MEU BLOG!

    BEIJOS........

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...