terça-feira, 17 de maio de 2011

Doce de banana em calda

Imprimir postagem
Para acabar o assunto das bananas que estavam maduras e não ia dar tempo consumí-las in natura, resolvi preparar esse doce de banana em calda! Esta receita faz parte da minha vida desde criança... Sempre tinha uma compoteira com esse doce em nossa geladeira... E vamos combinar, fica uma delícia!!!


Vamos aos ingredientes...
  • 10 bananas prata cortadas em rodelas;
  • 300g de açúcar;
  • 500ml de água;
  • 1 pitada de sal;
  • Cravo-da-Índia e canela em pau a gosto.
Preparo:
Corte as bananas em rodelas (não muito finas para não desmanchar). Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo. Use uma panela larga para que as bananas possam ficar totalmente em contato com a calda e cozinhar igualmente, de vez em quando use uma colher de pau para conferir se as bananas não estão grudando no fundo da panela. As bananas ficarão bem macias e com uma cor avermelhada quando cozidas- essa cor varia de acordo com o tempo de preparo - quanto mais tempo, mais vermelhinho o doce ficará. Ao longo do cozimento, acrescente um pouco mais de água quando perceber que a calda está secando e as bananas ainda não estão no ponto. A calda não fica muito grossa. Deixe esfriar e conserve em geladeira.
Obs.: A quantidade de sal que vai na receita é mínima. Segundo a minha mãe, o sal realça o sabor do doce.

Dica: Esse doce fica ótimo quando servido com creme de leite.

2 comentários:

  1. Que belo doce, fiquei imaginando essas lindas rodelinhas de banana por cima de uma fatia de queijo fresco branco e regado com essa calda com esse lindo tom e maravilhoso sabor, aff...


    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a combinação de queijo com esse doce fica muito boa!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...