sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pão de hamburguer ou de hot dog

Imprimir postagem
Estava com vontade de comer um hamburguer, mas não tinha pão em casa, aí lembrei dessa receita que já tinha visto e fiquei com vontade de testar. Foi a ocasião perfeita!
 
Essa receita eu peguei no blog Pecado da Gula, da Akemi. Ela prepara receitas maravilhosas! E, adoro os pães que ela apresenta! É cada um melhor que o outro!
 
A receita segue na íntegra da forma que ela faz... (preparei apenas meia receita - renderam 4 pães grandes).


 

Massa para pão de hamburguer ou hot dog:
Levemente adaptado daqui.

* xícara de 240ml

1 xícara de leite
1/2 xícara de água
1/4 xícara de manteiga sem sal amolecida (50g)
4½ xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
2 colheres (sopa) de açúcar
1½ colher (chá) de sal
1 ovo extra

Numa panelinha, coloque o leite, a água e a manteiga e leve ao fogo até ficar morno.
Numa vasilha grande, coloque 2 xícaras de farinha de trigo, o fermento seco, a açúcar e o sal. Despeje o leite morno e o ovo e mexa bem. Vá adicionando 1/2 xícara de farinha de trigo por vez até começar a ficar muito pesado para misturar. Despeje a massa na mesa levemente enfarinhada e comece a sovar até ficar lisa e elástica (cerca de 10 a 15 minutos). A massa é bem pegajosa mas resista à vontade de colocar mais farinha para não deixar o pão pesado depois. Vá sovando que a massa vai "secando" e desgrudando das mãos.
Na receita original, a partir daqui já se divide a massa em 12 porções e modela em bolinhas levemente achatadas. Deixe fermentar por 35 a 40 minutos e asse em forno preaquecido a 200˚C por 10 a 12 minutos.
Eu já fiz da minha maneira de sempre, depois de sovada, modelei a massa numa bola e coloquei de volta na vasilha. Cobri com filme plástico e pano de prato e deixei descansar até dobrar de tamanho (cerca de 40 minutos). Dei alguns soquinhos na superfície para retirar o gás acumulado e tirei da vasilha. Dividi a massa em 12 porções e modelei em bolinhas. Cobri com um pano de pano molhado e bem torcido e deixei descansar por 10 minutos. Modelei novamente em bolinhas, coloquei numa assadeira untada e enfarinhada e dei uma leve achatada. Fiz o mesmo com o restante das bolinhas, deixando uma distância de 5cm entre uma bolinha e outra. Cobri com filme plástico bem frouxo mais o pano de prato úmido e deixei fermentar mais 25~30 minutos. Se quiser, pincele ovo batido e jogue um pouco de gergelim branco na superfície antes de levar ao forno preaquecido a 200˚C por cerca de 20 minutos ou até dourar levemente. Deixe esfriar sobre uma grade.
Para fazer pão para hot dog, depois de modelar as bolinhas, abra cada uma num retângulo de 15x10cm e enrole como rocambole. Deixe fermentar e asse.

 

5 comentários:

  1. Que delícia de pão e este hamburguer ficou com cara de quero muito mais.
    Van estou em falta com as visitas nas cozinhas das amigas em razão de compromissos profissionais, mais um tempinho e vou regularizando.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Ficou bem bom mesmo. Com cara de pão feito em panificadora, bem crescido
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de pães Van, caseirinhos não se compara aos comprados. Adorei a receita, ficaram lindos e perfeitinhos. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Que lindos os pãezinhos!! pão feito em casa tem outro sabor, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Oi Van! Já aprendi a fazer hamburguer caseiro, só faltava o pão. Foi ótimo encontrar essa sugestão aqui, através de outro blog de culinária tão bom. Você testou, aprovou e eu tentarei esta receita também. Aproveito para agradecer seu comentário carinhoso pela passagem do meu aniversário. Sua atenção me deixou muito feliz. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em receber seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...